COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DA PRIMEIRA CIRURGIA DE IMPLANTE COCLEAR NO ESPIRITO SANTO
O otorrino Giulliano Luchi e a fonoaudióloga Taline Castilhos reuniram, neste sábado (5/11/2022), em Vila Velha, pacientes que passaram por implantes cocleares para marcar os 15 anos da primeira cirurgia de implante no Espírito Santo.
O implante coclear é uma tecnologia para reabilitar audição de pacientes com surdez profunda. O procedimento surgiu no Brasil no início dos anos 2000 e no Espírito Santo em 2007 com a equipe de Giulliano Luchi. Desde então, foram realizadas cerca de 180 cirurgias e as vidas de muitas famílias foram transformadas. A data foi comemorada por Giulliano Luchi e Taline Castilhos, em café da manhã com os pacientes e suas famílias.
Fazer um implante para recuperar a audição é muito mais do que voltar a ouvir, é um mundo novo. Você também ganhará mais independência, a interação social também será restaurada e poderá retornar a tudo o que ficou para trás.
Voltar a ouvir com um implante coclear ou de condução óssea tem consequências positivas em diversas áreas da vida.
Os recém-nascidos desenvolvem a capacidade de falar tão facilmente quanto outras crianças de sua idade; Se estiverem em idade escolar, podem ir à escola e brincar como qualquer outra criança, o que facilita suas habilidades de comunicação.
Para os adultos, o implante representa a possibilidade de continuar ou repetir o trabalho para manter a independência, assim como contribui para melhora das relações sociais e profissionais.
Para os idosos, receber um implante significa uma mudança na vida ao se envolver novamente nas conversas e rotinas familiares, o que evita a solidão e melhora a saúde mental.
Pesquisa realizada no Hospital Barros Luco Trudeau, em Santiago do Chile, constatou uma mudança positiva na qualidade de vida geral dos pacientes e de seu ambiente familiar, observando melhorias em seu bem-estar físico, emocional e na autoestima.
Um implante coclear ou um implante de condução óssea também gera mudanças no meio acadêmico, permitindo que as pessoas estudem tanto quanto os profissionais e abrindo um leque de possibilidades de acesso ao trabalho, resultando na independência e bem-estar social dos usuários desses dispositivos.
Faça uma avaliação junto ao seu médico sobre o tratamento da perda auditiva. Os resultados podem variar e seu médico irá aconselhá-lo sobre os fatores que podem afetar seu resultado.
Vamos juntos em busca de uma melhor qualidade de vida !
© 2022, Todos direitos reservados, Giulliano Ruschi e Luchi
Desenvolvido por: lifecompany.com.br